bootstrap templates

CloverStrategy


EQUIPA

Tiago Natal da Luz

Formação: Licenciado em Biologia, Mestre em Ecologia e Doutorado em Ecologia pela Universidade de Coimbra (em colaboração com a Universidade Livre de Amsterdão)

Experiência profissional:
Desde 2001 desenvolve trabalho de investigação na área de Ecotoxicologia de solos promovendo o desenvolvimento e padronização de ensaios de laboratório com invertebrados de solo como ferramenta de avaliação da toxicidade de resíduos industriais e contaminantes do solo (e.g. metais e agro-químicos) e como ferramenta de suporte à análise de risco ecológico de locais contaminados. Paralelamente tem feito várias prestações de serviços para empresas que incluem estudos de impacto ambiental (com maior incidência na componente entomológica) e avaliação do efeito de pesticidas ao nível das comunidades do solo (pela avaliação da biodiversidade e parâmetros funcionais). Tem participado em projetos de investigação (com financiamento de entidades nacionais e internacionais) relacionados com a otimização de metodologias de avaliação da qualidade de resíduos industriais para uso em solos agrícolas como corretivos orgânicos (como suporte à economia circular), validação e desenvolvimento de mesocosmos para avaliação de risco ecológico na aplicação de agro-químicos em solos de zonas temperadas e tropicais e avaliação da toxicidade de compostos emergentes no solo (e.g. nanomateriais). Desde 2018 é membro dos comités técnicos da Organização Internacional para a Standardização (ISO) SC4/WG2 (Efeitos na fauna do solo) e SC4/WG5 (Aspetos ecotoxicologicos). 

José Paulo Sousa

Formação: Licenciado em Biologia, Mestre em Ecologia e Doutorado em Ecologia pela Universidade de Coimbra (em colaboração coma Universidade Livre de Berlin) 

Experiência profissional:
Docente no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e membro do Concelho Executivo do Centro de Ecologia Funcional da UC. Coordena o Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos do CEF-UC, onde desenvolve desde 2003 investigação aplicada (com financiamento nacional, Europeu e da América Latina) na área de avaliação de qualidade de solo utilizando indicadores biológicos e nas áreas de avaliação de risco prospetivo (vocacionada para o registro de compostos fitossanitários e sua colocação no mercado) e de avaliação de risco retrospetivo em locais contaminados (essencialmente vocacionado para ações de recuperação de áreas degradadas). É responsável pela prestação de serviços nestas áreas a clientes como a THE NAVIGATOR COMPANY, ALTRI FLORESTAL, SHELL e UBA (German Federal Environmental Agency). Colabora desde 2007 com a EFSA (European Food Safety Authority) no desenvolvimento de opiniões científicas e documentos guia utilizados pelos diferentes Estados Membros da União Europeia na avaliação de risco de produtos fitossanitários (entre 2009 e 2015 foi membro do Painel Científico PPR da EFSA). Em 2013 prestou consultoria à PETROBRÁS (Brasil) na avaliação de risco de áreas de exploração de petróleo na região da Amazónia e atuou como consultor da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Brasil) e FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente, Minas Gerais, Brasil), para o desenvolvimento de esquemas de avaliação de risco em locais contaminados. Em 2019 colabora com o IBAMA (Brasil) no desenvolvimento do esquema de avaliação de risco ambiental de compostos fitossanitários para organismos de solo. Desde 2014 é presidente do Painel Temático para Fitossanidade e OGMs da ASAE (Portugal).  

Álvaro Nunes de Sousa

Formação: Licenciatura em Química Industrial pela Universidade de Coimbra 

Experiência profissional:
Ligado desde 1990 ao sector do Meio Ambiente, Álvaro Nunes de Sousa resume a sua abordagem profissional como uma integração e coordenação de disciplinas tão díspares como a química analítica e reacional, a acústica, a microbiologia, a biologia molecular, desenho de programas de amostragem, a modelação hidrodinâmica de transporte e reação de contaminantes. Tem uma grande experiência em estudos de locais contaminados, em programas de gestão integrada de recursos hídricos, em programas e redes de monitorização ambiental, na análise de risco ambiental e humana, bem como na conceção de processos de tratamento de água, de tratamento de efluentes líquidos e gasosos e de processos de remediação ambiental. A sua atividade empresarial iniciou-se em 1994, destacando-se a sua experiência internacional e a participação em diversos projetos de I&D.

© Copyright 2020 CloverStrategy - All Rights Reserved