Equipa
Tiago Natal da Luz
Gerente e Administrador da Instalação de ensaio
Licenciado em Biologia, Mestre em Ecologia e Doutorado em Ecologia pela Universidade de Coimbra (em colaboração com a Universidade Livre de Amsterdão).
Desde 2001 desenvolve trabalho de investigação na área de Ecotoxicologia de solos promovendo o desenvolvimento e padronização de ensaios de laboratório com invertebrados de solo como ferramenta de avaliação da toxicidade de resíduos industriais e contaminantes do solo (e.g. metais e agro-químicos) e como ferramenta de suporte à análise de risco ecológico de locais contaminados. Paralelamente tem feito várias prestações de serviços para empresas que incluem estudos de impacte ambiental (com maior incidência na componente entomológica) e avaliação do efeito de pesticidas ao nível das comunidades do solo (pela avaliação da biodiversidade e parâmetros funcionais). Tem participado em projetos de investigação (com financiamento de entidades nacionais e internacionais) relacionados com a otimização de metodologias de avaliação da qualidade de resíduos industriais para uso em solos agrícolas como corretivos orgânicos (como suporte à economia circular), validação e desenvolvimento de mesocosmos para avaliação de risco ecológico na aplicação de agro-químicos em solos de zonas temperadas e tropicais e avaliação da toxicidade de compostos emergentes no solo (e.g. nanomateriais). Desde 2018 é membro dos comités técnicos da Organização Internacional para a Standardização (ISO) SC4/WG2 (Efeitos na fauna do solo) e SC4/WG5 (Aspetos ecotoxicologicos).
José Paulo Sousa
Colaborador
Licenciado em Biologia, Mestre em Ecologia e Doutorado em Ecologia pela Universidade de Coimbra (em colaboração coma Universidade Livre de Berlin).
Docente no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e membro do Concelho Executivo do Centro de Ecologia Funcional da UC. Coordena o Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos do CEF-UC, onde desenvolve desde 2003 investigação aplicada (com financiamento nacional, Europeu e da América Latina) na área de avaliação de qualidade de solo utilizando indicadores biológicos e nas áreas de avaliação de risco prospetivo (vocacionada para o registro de compostos fitossanitários e sua colocação no mercado) e de avaliação de risco retrospetivo em locais contaminados (essencialmente vocacionado para ações de recuperação de áreas degradadas). É responsável pela prestação de serviços nestas áreas a clientes como a THE NAVIGATOR COMPANY, ALTRI FLORESTAL, SHELL e UBA (German Federal Environmental Agency). Colabora desde 2007 com a EFSA (European Food Safety Authority) no desenvolvimento de opiniões científicas e documentos guia utilizados pelos diferentes Estados Membros da União Europeia na avaliação de risco de produtos fitossanitários (entre 2009 e 2015 foi membro do Painel Científico PPR da EFSA). Em 2013 prestou consultoria à PETROBRÁS (Brasil) na avaliação de risco de áreas de exploração de petróleo na região da Amazónia e atuou como consultor da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Brasil) e FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente, Minas Gerais, Brasil), para o desenvolvimento de esquemas de avaliação de risco em locais contaminados. Em 2019 colabora com o IBAMA (Brasil) no desenvolvimento do esquema de avaliação de risco ambiental de compostos fitossanitários para organismos de solo. Desde 2014 é presidente do Painel Temático para Fitossanidade e OGMs da ASAE (Portugal).
Álvaro Nunes de Sousa
Líder de projetos e Garantia da Qualidade
Licenciatura em Química Industrial pela Universidade de Coimbra.
Ligado desde 1990 ao sector do Meio Ambiente, Álvaro Nunes de Sousa resume a sua abordagem profissional como uma integração e coordenação de disciplinas tão díspares como a química analítica e reacional, a acústica, a microbiologia, a biologia molecular, desenho de programas de amostragem, a modelação hidrodinâmica de transporte e reação de contaminantes. Tem uma grande experiência em estudos de locais contaminados, em programas de gestão integrada de recursos hídricos, em programas e redes de monitorização ambiental, na análise de risco ambiental e humana, bem como na conceção de processos de tratamento de água, de tratamento de efluentes líquidos e gasosos e de processos de remediação ambiental. A sua atividade empresarial iniciou-se em 1994, destacando-se a sua experiência internacional e a participação em diversos projetos de I&D.
Rita Tentúgal
Garantia da qualidade
Licenciada em Biologia e Geologia em 2011 e Mestre em Ciências do Mar e Zonas Costeiras em 2014, pela Universidade de Aveiro.
Desde 2015 desenvolve a sua atividade profissional no setor do meio ambiente com incidência na avaliação de risco humano e ecológico. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais na área de avaliação risco humano e ecológico desenvolvendo trabalho em todas as etapas do processo desde a recolha de dados, modelação de exposição, análise e gestão de dados, monitorização e elaboração de relatórios técnicos; gestão de solos e sedimentos contaminados e de processos de remediação ambiental. Com formação em Boas Práticas laboratoriais da OECD, acompanha vários estudos em laboratório com organismos de solo e especialmente organismos aquáticos.
Daniela Alves
Diretora de Estudo
Licenciada em Biologia em 2014 e Mestre em Ecologia, Área de Especialização em Investigação em Ecologia em 2016, pela Universidade de Coimbra.
Mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra, na área de Ecotoxicologia, é diretora de estudo na empresa CloverStrategy desde 2020. Após concluir o mestrado, participou em diversos projetos internacionais tendo realizado trabalho de campo em países como Alemanha, Honduras e São Tomé e Príncipe. A participação nestes projetos conferiu-lhe experiência na gestão laboratorial e na realização de ensaios laboratoriais. Tem grande experiência na montagem, manutenção e desmontagem de testes de ecotoxicologia com organismos de solo e aquáticos; manutenção de culturas laboratoriais de diversos organismos padronizados e não padronizados; caracterização de solos e extração, triagem e morfotipagem de macro e mesofauna. Atualmente faz parte da estrutura das Boas Práticas de Laboratório (BPL) da Instalação de Ensaio CloverStrategy assumindo funções de Diretora de estudo ou Pessoal de estudo nos serviços prestados em conformidade com as BPL.
Patrícia Ferreira
Pessoal do estudo
Licenciada em Biologia em 2018 e Mestre em Ecologia em 2020 pela Universidade de Coimbra.
Durante a sua formação académica, adquiriu experiência técnica na conceção, montagem e manutenção de ensaios ecotoxicológicos com organismos de solo em contexto laboratorial com várias espécies de colêmbolos padronizadas e não padronizadas, culminando na produção de uma tese académica e uma publicação em revista com júri científico e de elevado fator de impacto.
Após concluir esta etapa, deu início ao seu trabalho profissional na investigação científica no Soil Ecology and Ecotoxicology Laboratory na Universidade de Coimbra, onde expandiu os seus conhecimentos a mais grupos de invertebrados de solo (Lumbricídeos, Enquitreídeos e ácaros), participando em vários projetos nacionais e internacionais nas áreas de ecotoxicologia e ecologia de solos (e.g., BIOBLOCK-COVID e OPTIMA).
Em 2022 assumiu a função de técnica de ciências da vida na CloverStrategy. As suas funções estendem-se a grande parte dos trabalhos laboratoriais desenvolvidos na empresa, com especial foco nos trabalhos realizados no âmbito do projeto ERAMYC financiado pela Autoridade Ambiental Alemã (UBA). Atualmente faz parte da estrutura das Boas Práticas de Laboratório (BPL) da Instalação de Ensaio CloverStrategy assumindo funções de Diretora de estudo ou Pessoal de estudo nos serviços prestados em conformidade com as BPL.